O curso Leitura e Escrita em
contexto digital a distância, proporcionado aos profissionais da educação
trouxe subsídios para o estudo, desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas
a diferentes áreas do conhecimento, visando a melhoria da qualidade de ensino
em sala de aula.
Os textos apresentados nos
levaram à reflexão de que todas as áreas têm o compromisso de envolver a
leitura e a escrita, independentemente do conteúdo abordado.
Segundo Kleiman, 1999 “O
significado de um texto não se limita ao que apenas está nele; seu significado
resulta na intersecção com outros”. Aplicando tais palavras ao trabalho em
equipe, entendemos que para cada disciplina a presença textual, o entendimento,
compreensão e a intertextualidade que existe entre as diferentes matérias acontecem no ambiente escolar. Todos nós
trabalhamos juntos em prol de uma comunidade discente que se depara com
diversidades curriculares que estão presentes e ativas em seu cotidiano, cujos
conteúdos precisam ser explorados, tomando como base a leitura e escrita e que
lhes serão úteis em suas práticas sociais.
Nosso grupo de trabalho
demonstrou grande dinamismo, interesse, contribuição ao registrarmos relatos,
opiniões, ansiedades através das participações nos fóruns, suporte esse que
facilitou nosso trabalho na aproximação, interação, ampliação, elucidação,
enriquecimento dos nossos saberes e amizade, mesmo sendo um curso a distância.
Todo esse envolvimento levou-nos à composição desse blog, onde deixamos
registradas nossas experiências como escritores autônomos, desejosos em
continuar a divulgar assuntos de
interesses da coletividade, principalmente dos profissionais e futuros
profissionais da educação.
Abaixo estão os relatos
reflexivos sobre o curso, onde cada elemento registrou o seu parecer e
comentários, a fim de que o leitor possa sentir um pouco do que vivenciamos
durante a realização do curso.
Boa leitura!
Referências Bibliográficas
KLEIMAN, A.B.; MORAES, S. Leitura e interdisciplinaridade:
tecendo redes nos projetos de escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999. p.62.
BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Língua Portuguesa. 3. ed. Brasília; A Secretaria,
2001. p.53.
ORLANDI, E.P., Discurso e leitura. São Paulo:
Cortez/UNICAMP, 1988. p.116.
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