Apresentação


Esse blog faz parte de um programa de Formação a Distância de Educadores. Foi criado por Cleusa M. Santarém Morassi, Surama Domingos, Marilena Floriano, Marinete da F. Garcia e Roberta T.Carderi, participantes do curso Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – 2ª edição – 2012. - Leitura e Escrita em Contexto Digital. O curso envolve os educadores de todas as áreas do conhecimento e os leva a refletir sobre o papel do professor como mediador e orientador nos trabalhos de leitura e escrita, fazendo uso das tecnologias digitais. Os profissionais da Educação ficam convidados a visitar esse espaço, onde serão postados textos produzidos pelo grupo, pesquisas, informações sobre autores e suas obras que venham enriquecer o trabalho com a leitura e escrita em sala de aula.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Texto colaborativo - Reflexão sobre a contribuição do curso nas práticas em sala de aula


O curso Leitura e Escrita em contexto digital a distância, proporcionado aos profissionais da educação trouxe subsídios para o estudo, desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas a diferentes áreas do conhecimento, visando a melhoria da qualidade de ensino em sala de aula.
Os textos apresentados nos levaram à reflexão de que todas as áreas têm o compromisso de envolver a leitura e a escrita, independentemente do conteúdo abordado.
Segundo Kleiman, 1999 “O significado de um texto não se limita ao que apenas está nele; seu significado resulta na intersecção com outros”. Aplicando tais palavras ao trabalho em equipe, entendemos que para cada disciplina a presença textual, o entendimento, compreensão e a intertextualidade que existe entre as diferentes matérias  acontecem no ambiente escolar. Todos nós trabalhamos juntos em prol de uma comunidade discente que se depara com diversidades curriculares que estão presentes e ativas em seu cotidiano, cujos conteúdos precisam ser explorados, tomando como base a leitura e escrita e que lhes serão úteis em suas práticas sociais.
Nosso grupo de trabalho demonstrou grande dinamismo, interesse, contribuição ao registrarmos relatos, opiniões, ansiedades através das participações nos fóruns, suporte esse que facilitou nosso trabalho na aproximação, interação, ampliação, elucidação, enriquecimento dos nossos saberes e amizade, mesmo sendo um curso a distância. Todo esse envolvimento levou-nos à composição desse blog, onde deixamos registradas nossas experiências como escritores autônomos, desejosos em continuar a divulgar  assuntos de interesses da coletividade, principalmente dos profissionais e futuros profissionais da educação.
Abaixo estão os relatos reflexivos sobre o curso, onde cada elemento registrou o seu parecer e comentários, a fim de que o leitor possa sentir um pouco do que vivenciamos durante a realização do curso.
Boa leitura!

Referências Bibliográficas
KLEIMAN, A.B.; MORAES, S. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos de escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999. p.62.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. 3. ed. Brasília; A Secretaria, 2001. p.53.

ORLANDI, E.P., Discurso e leitura. São Paulo: Cortez/UNICAMP, 1988. p.116.


Nenhum comentário:

Postar um comentário