O curso Leitura e escrita em
contexto digital, do Programa Prática de Leitura e Escrita na Contemporaneidade,
oferecido pela Escola de Formação de Professores, mais uma vez proporcionou-me
aprendizagens, as quais quero utilizar em minhas aulas.
O uso da internet para a
realização do curso ampliou os meus conhecimentos tanto na abordagem da prática
de leitura e escrita em sala de aula, quanto em ambiente digital, no manuseio de uma das ferramentas mais
poderosas do momento: o computador. O envolvimento com o mundo digital mostrou-me
que é possível, mesmo a distância, realizar sonhos, aprender a aprender e a
colocar em prática o aprendizado, levar para a sala de aula o que muitos de
meus alunos ainda não conhecem.
A colaboração, a troca de
informações, a exposição de diferentes pontos de vista durante as discussões em fóruns, o
entrosamento, a responsabilidade com que cada um dos colegas desempenhou a sua
função, principalmente no trabalho de grupo, contribuíram muitíssimo para a minha
prática escolar. A distância, em nenhum momento foi empecilho para o
desenvolvimento de um bom trabalho.
Gostei muito de aprender a compor um blog e
nele poder expor meus textos, meus conceitos, meus relatos. Foi uma experiência
ímpar produzir os textos sugeridos, elaborá-los com cuidado, com carinho e
publicá-los em um blog, registrando as
minhas intenções em passar para o leitor as minhas contribuições. Compor um
blog veio amadurecer a ideia, que já havia exposto no primeiro fórum, em criar
um blog para cada série em que leciono.
Toda essa bagagem adquirida foi
muito bem conduzida pela tutora Élida, que esteve sempre pronta a orientar, a
prestar esclarecimentos, a dar suporte como orientadora e mediadora sugerindo,
complementando, propondo discussões, para o enriquecimento de novos saberes.
O curso mostrou-me que é possível
desenvolver um trabalho criativo,
dinâmico usando o ambiente digital. Se esse trabalho trouxe-me estímulo para o
desempenho de minhas funções, o mesmo acontecerá com meus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário