Como prosseguimento aos trabalhos
de leitura e escrita em contexto digital, essa coleção de textos visa uma
reflexão que leva o professor a garantir ao seu aluno, elucidações para a
identificação de gêneros diferentes relacionados com diferentes esferas de
atividades humanas. Baseando-se nos conceitos de Bakhtin, 1992, o trabalho com os
gêneros do discurso envolve três elementos indissolúveis: conteúdo temático,
estilo e construção composicional.
Quando um texto é produzido,
pensa-se em sua finalidade, na recepção
do leitor, onde publicá-los e qual gênero utilizar a fim de que essa proposta
seja bem elaborada, organizada, chamativa e, consequentemente, bem recebida
pelo leitor.
Esse trabalho com diferentes
gêneros pertencentes a diferentes esferas, familiar, jornalística, jurídica, literária fornece
subsídios para o desenvolvimento de atividades, seguindo características
peculiares de um dos gêneros.
No trabalho com o gênero
“Conversa telefônica”, o tipo de relato está centrado na sensação subjetiva,
linguagem coloquial, termos que denotam emoções; Já no trabalho com o gênero
“Interrogatório”, a descrição é objetiva e minuciosa, mistura-se linguagem
formal e coloquial. Assim como a conversa telefônica, o relato é em primeira
pessoa, porém, no interrogatório, as palavras denotam precisão.
Na produção de “Notícia em jornal popular,
Notícia em jornal classes A e B e Crônica” percebe-se algumas coincidências no
tipo de relato (ordem crescente), usa-se a terceira pessoa do discurso. Quanto
ao tipo de linguagem, nota-se o uso de linguagem popular, mescla de linguagens
formal e informal, e mescla de linguagens coloquial e literária,
respectivamente. Percebe-se, também, tanto a notícia popular quanto a de jornal
classes A e B, que as palavras são precisas, enquanto as palavras nas crônicas
denotam emoções e sentimentos.
Portanto, as propostas para o trabalho com
gêneros diferentes pertencentes a diferentes esferas de atividades humanas
precisam ser traçadas com objetivos determinados, para que o desenvolvimento
das produções e entendimento das mesmas facilite à escrita e faça com que o
aluno/leitor se aproxime do uso das tecnologias através de pesquisas,
conceitos, utilizando suas criatividades no enriquecimento de sua produção
textual.
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