Apresentação


Esse blog faz parte de um programa de Formação a Distância de Educadores. Foi criado por Cleusa M. Santarém Morassi, Surama Domingos, Marilena Floriano, Marinete da F. Garcia e Roberta T.Carderi, participantes do curso Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – 2ª edição – 2012. - Leitura e Escrita em Contexto Digital. O curso envolve os educadores de todas as áreas do conhecimento e os leva a refletir sobre o papel do professor como mediador e orientador nos trabalhos de leitura e escrita, fazendo uso das tecnologias digitais. Os profissionais da Educação ficam convidados a visitar esse espaço, onde serão postados textos produzidos pelo grupo, pesquisas, informações sobre autores e suas obras que venham enriquecer o trabalho com a leitura e escrita em sala de aula.


domingo, 4 de novembro de 2012

Introdução geral para a produção de textos




 

Como prosseguimento aos trabalhos de leitura e escrita em contexto digital, essa coleção de textos visa uma reflexão que leva o professor a garantir ao seu aluno, elucidações para a identificação de gêneros diferentes relacionados com diferentes esferas de atividades humanas. Baseando-se nos conceitos de Bakhtin, 1992, o trabalho com os gêneros do discurso envolve três elementos indissolúveis: conteúdo temático, estilo e construção composicional.

Quando um texto é produzido, pensa-se  em sua finalidade, na recepção do leitor, onde publicá-los e qual gênero utilizar a fim de que essa proposta seja bem elaborada, organizada, chamativa e, consequentemente, bem recebida pelo leitor.

Esse trabalho com diferentes gêneros pertencentes a diferentes esferas, familiar,  jornalística, jurídica, literária fornece subsídios para o desenvolvimento de atividades, seguindo características peculiares de um dos gêneros.

No trabalho com o gênero “Conversa telefônica”, o tipo de relato está centrado na sensação subjetiva, linguagem coloquial, termos que denotam emoções; Já no trabalho com o gênero “Interrogatório”, a descrição é objetiva e minuciosa, mistura-se linguagem formal e coloquial. Assim como a conversa telefônica, o relato é em primeira pessoa, porém, no interrogatório, as palavras denotam precisão.

 Na produção de “Notícia em jornal popular, Notícia em jornal classes A e B e Crônica” percebe-se algumas coincidências no tipo de relato (ordem crescente), usa-se a terceira pessoa do discurso. Quanto ao tipo de linguagem, nota-se o uso de linguagem popular, mescla de linguagens formal e informal, e mescla de linguagens coloquial e literária, respectivamente. Percebe-se, também, tanto a notícia popular quanto a de jornal classes A e B, que as palavras são precisas, enquanto as palavras nas crônicas denotam emoções e sentimentos.

 Portanto, as propostas para o trabalho com gêneros diferentes pertencentes a diferentes esferas de atividades humanas precisam ser traçadas com objetivos determinados, para que o desenvolvimento das produções e entendimento das mesmas facilite à escrita e faça com que o aluno/leitor se aproxime do uso das tecnologias através de pesquisas, conceitos, utilizando suas criatividades no enriquecimento de sua produção textual.  

 

 

                                                                                      

                                                                                      

 

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