Produção de texto - Gênero "Notícia para um jornal voltado para as classes mais populares"
O texto a seguir atende a proposta de atividade do Curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade - Leitura e Escrita em Contexto Digital. Os cursistas foram divididos em grupos e cada grupo ficou com um gênero a ser produzido por cada um de seus integrantes, tendo como base uma mesma sequência de eventos.
Nosso grupo, formado pelos autores deste Blog, deverá produzir um texto do gênero "Notícia para um jornal voltado para as classes mais populares", que é um gênero básico do jornalismo em que se relata um fato ou acontecimento considerado relevante e está ao alcance de todos, pois existem os jornais populares e os gratuitos.
Este tipo de notícia tem caráter sensacionalista e espetacular. O texto deve procurar responder perguntas
típicas quem? O que? Quando? e Por que? e o público alvo ajuda a definir o perfil para o texto. Deve-se utilizar a narrativa.
Os textos curtos e muitos recursos gráficos atraem o leitor e permitem o trabalho em sala nas aulas de todas as disciplinas.
Aguardamos seus comentários, observações e contribuições.
Abraços!
JORNAL DO FÓRUM
Terça-feira, 30 de outubro de 2012
Mulher recebe visita indesejada
Rapaz é morto e deixado na porta da casa de auxiliar de enfermagem.
Por: Marinete da Fontoura Garcia
Conforme registros policiais, na noite desta segunda-feira, 29 de outubro, por volta das 20h10min, o telefone 190 na sala de operações da Polícia Militar recebeu uma ligação de uma mulher em pânico, dizendo que havia um rapaz morto em sua porta.
De acordo com informações da Polícia Militar, na Rua Amadores, no bairro Água Quente, periferia de São Paulo, foi encontrado, por uma moradora, o corpo de um jovem asiático, aparentando 20 anos e medindo aproximadamente 1,70 de altura, com ferimentos na região abdominal. A moradora, que encontrou o corpo, é a senhora Verônica Vento Fresco, 48 anos, trabalha como auxiliar de enfermagem em dois empregos. No primeiro, um hospital, das 22h às 06h em noites intercaladas. No segundo emprego, como cuidadora de uma idosa, de segunda à sexta-feira, das 07 às 13h. A moradora, sempre dorme algumas horas antes de sair para o trabalho da noite.
Segundo ela, ao ouvir o despertador do celular tocar, olhou as horas e verificou que eram 20h, levantou-se como de costume e foi direto para o banheiro, quando estava fazendo suas necessidades ouviu um barulho, mas não ligou, pois pensou que fossem seus vizinhos. Depois, lavou as mãos e o rosto, escovou os dentes e quando estava passando seu creme receitado pelo dermatologista, ouviu a campainha tocar e, ainda espalhando o creme, saiu do banheiro em direção à porta. Olhou pelo olho mágico e não havia ninguém, mas como havia escutado um barulho anteriormente, destrancou a fechadura, abriu a porta e viu um homem caído sobre seu tapete de entrada.
“Fiquei muito assustava, gritei, fechei a porta, não sabia o que fazer, mas depois abri pra ver se o moço estava bem. Meu medo era de assalto, porque no mês passado meu vizinho foi roubado, mas olhei em volta e não vi mais ninguém e aquele moço não tinha condições de me fazer nada.” Relatou a moradora Verônica, que após observar que não havia mais ninguém por perto, verificou os batimentos cardíacos do rapaz e não conseguiu sentir, percebeu que ele estava muito gelado. Então, ligou para a polícia e contou o que havia ocorrido. Disse, também, que foi uma experiência horrível “Meu trabalho no hospital é na ala de internação infantil, faço medicação, curativos, nunca vi algo assim, por mais que tivesse visto sangue é difícil ver um jovem morto em sua porta”. Como a moradora Verônica não foi considerada suspeita prestou depoimento, mas continua muito assustada, assim como os outros vizinhos que nada ouviram.
O caso está sendo acompanhado pelos agentes da 3ª Delegacia de Polícia e a equipe de investigação declarou que o corpo é de Ting Sing, filho de Logistas da Rua 25 de março, no Centro de São Paulo. Os pais não quiseram dar entrevista, mas estão indignados com o caso e dizem que o rapaz era correto. Suspeita-se de gangs contra asiáticos. A polícia está investigando outros homicídios semelhantes que ocorreram neste mês de outubro, mas a equipe responsável quer preservar as demais informações para não atrapalhar o andamento das investigações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário