Apresentação


Esse blog faz parte de um programa de Formação a Distância de Educadores. Foi criado por Cleusa M. Santarém Morassi, Surama Domingos, Marilena Floriano, Marinete da F. Garcia e Roberta T.Carderi, participantes do curso Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – 2ª edição – 2012. - Leitura e Escrita em Contexto Digital. O curso envolve os educadores de todas as áreas do conhecimento e os leva a refletir sobre o papel do professor como mediador e orientador nos trabalhos de leitura e escrita, fazendo uso das tecnologias digitais. Os profissionais da Educação ficam convidados a visitar esse espaço, onde serão postados textos produzidos pelo grupo, pesquisas, informações sobre autores e suas obras que venham enriquecer o trabalho com a leitura e escrita em sala de aula.


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tecnologia em sala de aula


Antes, nós professores, tínhamos como instrumento de trabalho a lousa e o giz. Para pesquisa, os alunos utilizavam a biblioteca que às vezes possuíam um acervo escasso, o que limitava a aprendizagem.

Hoje, temos variedades de meios tecnológicos que nos proporcionam trabalhar de forma diferenciada com os alunos. Acredito que, infelizmente, muitos docentes não se atualizaram quanto a esse avanço tecnológico e resistem ao uso desse meio.

É de extrema importância que o professor se prepare a respeito desses facilitadores em sala de aula, pois eles ajudam muito no desempenho das competências e habilidades dos alunos, além de tornar a aula mais interessante e atrativa.

Necessário se faz ressaltar que o professor tem um papel relevante no uso da tecnologia porque é ele que vai filtrar as informações contidas nos meios tecnológicos usados pelos alunos.

Entretanto, ainda há escolas que não se dispõem adequadamente da tecnologia, pois não possuem computadores suficientes para os alunos e proíbem a instalação de softwares. Sem contar os aparelhos de rádios e DVD que nem sempre estão funcionando, bem como o sistema de internet ser muito lento.

Consideramos então que o uso da tecnologia em sala de aula ajuda e muito na aprendizagem dos alunos, mas é preciso que o professor se atualize quanto à tecnologia e uma mudança política na estrutura das escolas para que o professor preparado possa ensinar seus alunos por meio da tecnologia, proporcionando uma aprendizagem crítica, não forçada, e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário