Apresentação


Esse blog faz parte de um programa de Formação a Distância de Educadores. Foi criado por Cleusa M. Santarém Morassi, Surama Domingos, Marilena Floriano, Marinete da F. Garcia e Roberta T.Carderi, participantes do curso Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – 2ª edição – 2012. - Leitura e Escrita em Contexto Digital. O curso envolve os educadores de todas as áreas do conhecimento e os leva a refletir sobre o papel do professor como mediador e orientador nos trabalhos de leitura e escrita, fazendo uso das tecnologias digitais. Os profissionais da Educação ficam convidados a visitar esse espaço, onde serão postados textos produzidos pelo grupo, pesquisas, informações sobre autores e suas obras que venham enriquecer o trabalho com a leitura e escrita em sala de aula.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Comentários sobre os desafios da linguagem neste século.

Como se sabe, o computador veio para ficar e com ele centenas de ferramentas para atender às necessidades dos usuários. Como o professor Pedro Demo diz: “a escola está distante dos desafios do século XX”, isso quer dizer que nós, os professores precisamos urgentemente nos informatizar. Os jovens, em sua maioria, dominam a máquina e o professor não pode ficar de fora desse contexto. Acontece que muitos profissionais da educação ainda são muito resistentes ao uso do computador. Dizem não saber e não estão dispostos a aprender. Fica difícil ministrar aulas longe do uso das novas tecnologias.
O uso do computador abre ao professor, possibilidades de um vasto trabalho com a linguagem do computador, cujos termos o jovem traz para os seus espaços cotidianos, mas que não podem ser descartados, uma possibilidade do trabalho com o formal e informal.
Mas também não podemos encarar o computador, a internet como únicos no que tange à aquisição de informação e conhecimentos. Os alunos precisam perceber que estas são mais algumas ferramentas que vêm compor um acervo de materiais para consultas. Cabe ao professor estar atualizado, para que possa exercer a sua função de mediador, mostrando as variedades de suportes, valorizando as diferentes formas de consultas e orientando a leitura do aluno; ensinar o aluno a filtrar as informações, selecionar fatos pertinentes, refletir, levantar hipóteses, concluir seus pensamentos, registrando seus apontamentos através da escrita, tudo o que pode extrair de proveitoso para as suas produções.

Um comentário:

  1. Ótimo texto! Devemos estar preparados para, além de ter, saber usar as tecnologias no trabalho com a leitura na sala de aula.

    ResponderExcluir