Apresentação


Esse blog faz parte de um programa de Formação a Distância de Educadores. Foi criado por Cleusa M. Santarém Morassi, Surama Domingos, Marilena Floriano, Marinete da F. Garcia e Roberta T.Carderi, participantes do curso Programa Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – 2ª edição – 2012. - Leitura e Escrita em Contexto Digital. O curso envolve os educadores de todas as áreas do conhecimento e os leva a refletir sobre o papel do professor como mediador e orientador nos trabalhos de leitura e escrita, fazendo uso das tecnologias digitais. Os profissionais da Educação ficam convidados a visitar esse espaço, onde serão postados textos produzidos pelo grupo, pesquisas, informações sobre autores e suas obras que venham enriquecer o trabalho com a leitura e escrita em sala de aula.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012


 Depoimento de leitura
"No meu tempo de estudante, no antigo "ginásio", eu era muito boa em decorar regras matemáticas e textos. Apesar da facilidade em decorar regras e respostas, apresentava muita dificuldade na interpretação dos textos e, como Gabriel Pensador, não tinha muita criatividade. Ainda ginásio, meu passaporte para o mundo da leitura foi o livro "Férias em Xangri lá", da série Vaga-lume,  minha primeira viagem naquela fazenda ... com aquelas personagens que pareciam estar tão próximas. A partir deste contato com a leitura, comecei a entender o que lia, a desenvolver minha criatividade, a ter um novo olhar para tudo o que estava a minha volta. Acredito que, ao ler mais, melhoramos como pessoa, pois vivemos diferentes emoções, conhecemos os mais distantes e diferentes lugares, comparamos cada situação lida com as situações de nossas vidas e, assim, vamos escrevendo a nossa história. Os escritores das histórias que lemos passam a fazer parte da nossa história, conforme relatou Rubem Alves que o escritor é devorado pelo leitor. Mais tarde, ao me formar ne Magistério, iniciei um trabalho com as crianças de Educação Infantil, amava contar histórias e, juntamente com meus pequeninos, inventava muitas outras, eles soltavam a imaginação.
Me identifiquei com o depoimento de Clair Feliz Regina quando diz que não existe idade para aprender. Sempre fui apaixonada por música e tinha vontade de aprender tocar algum instrumento, mas pensava ser um sonho impossível. No ano passado, iniciei um processo de aprendizagem de uma leitura diferente, a leitura de partituras e aprendi ler as notas musicais.Tudo começou com um incentivo, pois eu sempre tive vontade de aprender música, mas não acreditava na minha capacidade. Sei que ainda estou engatinhando, que tenho muito que aprender, mas estou muito feliz por conseguir ler uma partitura, solfejar o Bona para um Maestro bem exigente e tocar meu instrumento, um clarinete, situações que pareciam impossíveis a pouco mais de um ano. Como vimos anteriormente, existem diversos tipos de leituras que proporcionam emoções diferentes."

5 comentários:

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    1. Sua experiência é inspiradora. Também acredito que a leitura nos transforma.

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  2. Lindo seu relato. Continue com o seu clarinete, outra forma de leitura e inspiração.
    Cleusa

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Que bom ler essas histórias por aqui!
    Com certeza inspirarão muitos...

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